Pontos de atenção ao comprar um Peugeot 308 THP.
O motor THP requer principalmente manutenção preventiva, com foco em alguns detalhes cruciais. Em cada troca de óleo, é recomendável substituir o diafragma, que desempenha um papel essencial na prevenção da invasão de óleo no motor. Essa peça tem um custo médio de R$ 50, além dos R$ 200 estimados para a troca de óleo com lubrificante 5W30 (sintético).
Outro ponto de atenção é a durabilidade da tampa de válvula, propensa a aquecimento e desgaste das juntas e da própria peça. No mercado de reposição, a substituição dessa tampa pode ser dispendiosa, em torno de R$ 3.000, incluindo o suporte para a mangueira da turbina.
Embora a turbina não apresente problemas de funcionamento, ela gera considerável calor. Um recall foi realizado para a instalação de presilhas que seguram a manta de proteção no capô. Se esse procedimento não for realizado, a manta pode descolar e entrar em contato com a turbina, potencialmente resultando em incêndio. Por fim, a bomba de combustível de alta pressão, ajustada para operar com gasolina, pode apresentar problemas com o combustível nacional, e sua substituição custa aproximadamente R$ 2.000,00.
Outro desafio comum de desgaste envolve os batentes dos amortecedores, que têm um curso reduzido e tendem a se desgastar mais facilmente. É aconselhável considerar a troca do kit completo, com um custo em torno de R$ 300. Os amortecedores, por sua vez, têm um preço médio de R$ 800 o par traseiro ou R$ 1.300 os dianteiros.
Devido a esse histórico específico, é crucial analisar cuidadosamente como foi realizada a manutenção do veículo antes de finalizar a negociação.
Responses