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Peugeot 308 THP usado: pontos positivos e negativos
Manutenção preventiva é a chave para preservar um hatch de motor turbo em bom estado. Os carros das marcas Peugeot e Citroën, pertencentes ao grupo PSA, que não são os preferidos no mercado de usados devido a sua manutenção mais dispendiosa, delicada e exigente, associada à sua curta permanência em linha, resultando em uma desvalorização mais acentuada. Iniciativas como o Peugeot Total Care buscam melhorar essa percepção, promovendo um atendimento de maior qualidade para manter os clientes fiéis à marca.
O foco da análise recai sobre o Peugeot 308, um hatch bem equipado que competiu diretamente com modelos populares, como o Ford Focus, Chevrolet Cruze Sport6 (primeira geração), Hyundai i30, Fiat Bravo, Citroën C4 hatch e Volkswagen Golf. O modelo Peugeot 308 THP da série especial Roland Garros, fabricado em 2014, é examinado em termos de pontos positivos e negativos.
Pontos positivos:
Destaca-se o motor THP de quatro cilindros turbo, oferecendo 165cv e 24,5kgfm de torque. Este propulsor é superior aos motores aspirados de 1.6 ou 2.0 disponíveis na época, proporcionando números de consumo de 8,5 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada, além de uma disposição notável para aceleração com gasolina.
A lista de equipamentos é uma vantagem, incluindo teto de vidro panorâmico, ar condicionado digital (nesta versão), sistema multimídia com bluetooth e GPS nativo, e um câmbio automático de seis marchas Aisin, superior aos antigos AL4 usados pela PSA. O pacote de segurança conta com seis airbags, ABS, freios a disco nas quatro rodas e direção eletro-hidráulica.
O porta-malas de 430 litros destaca-se no segmento, assim como o espaço para motorista e passageiro. O ajuste de suspensão aprimorado em 2014 e o recall para instalação de presilhas na manta sob o capô melhoraram a robustez do Peugeot 308.
Pontos negativos:
Apesar da potência, o carro apresenta lentidão nas trocas de marchas, evoluindo a cada 2.500rpm ou 3.000rpm no modo esportivo. O Peugeot 308 não possui uma altura considerável em relação ao solo, e a suspensão tem curso reduzido, requerendo atenção para batentes de amortecedor, que podem custar significativamente caro.
Devido à altura e à dianteira bicuda, o Peugeot 308 tende a raspar facilmente em valetas e depressões, podendo resultar em danos no para-choque cujo reparo é dispendioso. A manutenção é mais elevada comparada a outros carros do segmento, mas um veículo bem cuidado com histórico de manutenção pode proporcionar satisfação ao proprietário.
Custo de manutenção:
O motor THP demanda principalmente manutenção preventiva, incluindo a substituição do diafragma a cada troca de óleo para evitar a invasão de óleo no motor, com um custo adicional de aproximadamente R$ 50, além dos R$ 200 previstos para a troca de óleo com lubrificante 5W30 sintético.
A durabilidade da tampa de válvula é outro ponto a ser considerado, com um custo de reposição em torno de R$ 3.000. A turbina, apesar de não apresentar problemas de funcionamento, gera muito calor, sendo necessário atentar para o recall de instalação de presilhas de fixação na manta de proteção sob o capô. A bomba de combustível de alta pressão, ajustada para gasolina, pode apresentar problemas e custa cerca de R$ 2.000.
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