Peugeot RCZ 1.6 16V THP 2012

Peugeot RCZ 1.6 16V THP 2012

O Peugeot RCZ apresenta méritos singulares que o distinguem em meio a poucos automóveis. Como um cupê esportivo, esse modelo se insere em um segmento exclusivo para poucas marcas, mas a Peugeot, conhecida por sua audácia, introduziu o RCZ como um concorrente para o Audi TT, destacando-se pela diferença significativa no preço. Vamos explorar a avaliação do Peugeot RCZ 1.6 16V THP 2012.

Avaliação - Peugeot RCZ 1.6 16V THP 2012

Começando pela comparação de preços, o Audi TT de entrada no Brasil tem um custo de R$ 196 mil, enquanto o RCZ está disponível por R$ 139.900. Apesar de o modelo da Audi possuir um motor mais potente (200 cv), o esportivo francês não deixa a desejar.

Lançado no Brasil em outubro de 2011, os emplacamentos do RCZ iniciaram-se em janeiro do ano seguinte, totalizando 79 unidades comercializadas até então. O design do Peugeot RCZ atrai olhares, notadamente pelas suas linhas fluidas.

Construído sobre a Plataforma 2 da PSA, a mesma utilizada nos conhecidos 3008 e 308, o RCZ ostenta para-lamas volumosos que envolvem rodas de 18 polegadas com um desenho exclusivo. O vidro traseiro curvo em formato de bolha dupla e outros detalhes, como os arcos superiores cromados e o teto de vidro, contribuem para a estética marcante.

Na parte dianteira, a grade “bocão” e os faróis grandes seguem o DNA da marca, enquanto as portas, sem esquadro superior, conferem ao modelo a característica dos cupês. A parte traseira, com lanternas de LEDs em formato de bumerangue e um aerofólio escamoteável, completa o visual arrojado.

Internamente, o espaço é adequado para dois adultos na frente, com espaço limitado para dois passageiros infantis atrás, caracterizando o RCZ como um cupê 2+2. No entanto, o interior exala qualidade, com o painel assemelhando-se ao do 308, priorizando o luxo sobre a esportividade.

O volante, compartilhado com o 308, poderia ser mais adequado para um carro esportivo. Notáveis diferenças incluem o novo grafismo do painel de instrumentos, a aplicação de alumínio no console central, nas pedaleiras polidas e o acabamento das portas. O carro, embora baixo, oferece uma posição de dirigir que transmite a sensação de estar ao volante de um modelo esportivo.

No mercado brasileiro, o RCZ é comercializado em uma versão única, bastante completa, incluindo itens como ar-condicionado digital dual zone, vidros e travas elétricas, airbags frontais e laterais, direção com assistência eletro-hidráulica, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade.

Além dos itens básicos, o modelo oferece confortos como bancos elétricos e aquecidos, faróis com acionamento automático, faróis de xenônio direcionais, limpadores de parabrisa e sensor de baixa pressão dos pneus. O porta-malas varia de 321 a 639 litros, uma capacidade admirável para um cupê esportivo.

Sob o capô, o RCZ abriga um conjunto motor e câmbio conhecido dos brasileiros, sendo o mesmo do crossover 3008: o moderno 1.6 16V turbo THP, gerando 165 cv a 6 mil rpm. Em parceria com a BMW, esse motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis marchas Tiptronic, proporcionando uma condução agradável. Embora o motor seja suficiente para o carro, alguns poderiam desejar um pouco mais de potência.

O desempenho nas estradas é notável, com uma suspensão esportiva que proporciona estabilidade nas curvas. O aerofólio escamoteável contribui para manter o cupê no chão em velocidades mais elevadas, e os pneus de perfil baixo contribuem para o desempenho excepcional, embora possam ser desafiadores em ruas esburacadas.

Conclusão: Pela Avaliação Peugeot RCZ, esse veículo entrega um impacto visual comparável ao Audi TT, porém, a um preço mais acessível. Seu desempenho esportivo é considerado satisfatório, destacando-se uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. Com uma oferta completa de recursos e um design marcante, o RCZ é uma opção atraente para quem busca um cupê esportivo. Preço: R$ 139.900.

Ficha Técnica:

  • Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, alimentado por turbina de hélice dupla, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro.
  • Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.
  • Transmissão: Câmbio automático com modo manual sequencial de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos.
  • Velocidade máxima: 213 km/h.
  • Pneus: 235/45 R18.
  • Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás, com ABS.
  • Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares.
  • Peso: 1.363 kg.
  • Capacidade do porta-malas: 321 litros.
  • Tanque de combustível: 55 litros.
  • Produção: Sochaux, França. Lançamento: 2010. Lançamento no Brasil: 2011.
  • Itens de série: Airbags frontais e laterais, aerofólio móvel, controle de estabilidade, faróis de xenon, ABS com auxílio a frenagem de emergência e repartidor eletrônico de frenagem, sensor de luminosidade, ar-condicionado dual zone

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